Substituição do Quadro de Comando existente
O quadro de comando de um ascensor tem a função de controlar o seu funcionamento, comunicando eletronicamente com os restantes componentes.
Substituir o quadro de comando existente por um quadro de comando de tecnologia avançada permite um funcionamento mais seguro e eficiente do seu ascensor, bem como poupar energia.
Na substituição do quadro de comando existente realizamos os seguintes trabalhos/serviços:
- Aplicação do quadro de comando electrónico, equipado com a tecnologia mais avançada, com sistema de regulação de velocidade por variação de tensão e frequência (se solicitado) e com memorização das chamadas de cabina e patamar;
- Substituição total da instalação eléctrica de comando e sinalização do ascensor;
- Aplicação do comando de conservação no cimo da cabina;
- Aplicação de encoder de posição com o objectivo de fiabilizar o sistema de localização de patamares e cabina;
- Substituição do cabo eléctrico de manobra entre o quadro de comando e a cabina do ascensor por fita elétrica flexível multicondutores;
- Substituição de todos os interruptores de segurança localizados na caixa/poço e na casa de máquinas;
- Substituição da botoneira de cabina tornando-a mais moderna e de acordo com a legislação atual;
- Substituição das botoneiras de patamar, tornando-as mais modernas e eficientes através da aplicação de botões de chamada luminosos e/ou indicador digital de posição.
Características técnicas do
Quadro de Comando ULTRA GNME:
- Conformidade com as Normas Europeias;
- Possibilidade de funcionamento em sistema simplex ou duplex;
- Programação e definição de parâmetros por consola incorporada na placa principal: tempo, definições, funções, etc;
- Indicação de falhas através de display de LCD na placa de comando, incluindo: código de avaria, descrição, data, hora, velocidade, direcção, destino, tipo de reset, e histórico de Avarias (100 últimos registos de avarias);
- Bloqueio por tempo de viagem excessivo;
- Transformador multi-voltaíco, e freio com saída: 45, 60, 100, 120 e 190 V para adaptação a máquinas existentes;
- Saída digital para indicador de posição;
- Saída de comando para porta automática;
- Montagem em caixa estanque IP-55 dimensões 800x600x300.
Vantagens obtidas com esta modernização:
- Maior fiabilidade, considerando que passa a funcionar com menor número de componentes suscetíveis de falhas. Desta forma o número de avarias eléctricas será reduzido;
- Com a utilização do microprocessador, obter-se-á maior rendimento do tráfego, considerando haver uma actualização constante do estado do ascensor relativamente às chamadas de patamar e da cabina;
- Possibilidade de funcionamento em sistema duplex. Assim, após a chamada no patamar, o atendimento é feito pelo ascensor que estiver mais próximo;
- Construção sólida, moderna e eficiente;
- Adapta-se a todos os tipos de instalação;
- Poupança de energia;
- Cumprimento com a legislação em vigor.
O sistema electrónico de regulação de velocidade é tecnicamente recomendado considerando que apresenta os seguintes aspectos favoráveis:
- Por ser um sistema de velocidade regulável até atingir a sua velocidade nominal, ao contrário do sistema baseado em uma ou duas velocidades apenas, obtemos maior suavidade e conforto em marcha, quer no arranque, quer nas reduções e nas paragens;
- Dado que a paragem é efectuada electronicamente, ao contrário do sistema de uma ou duas velocidades em que é efetuada com recurso a travões mecânicos, torna-se esta paragem, independentemente da carga transportada, mais suave e precisa evitando desníveis acentuados entre a cabina e patamares;
- Sendo um sistema de velocidade variável, os desgastes mecânicos são menores, resultando numa fiabilidade e longevidade acrescidas do equipamento;
- Dado que a corrente de arranque diminui consideravelmente, conseguem-se ganhos no consumo de energia que podem chegar a 30% quando comparado com o sistema convencional. O investimento em causa poderá ser amortizado em poucos anos;
- Menor ruído devido à suavidade de funcionamento do motor e redutor do ascensor;
- Menor desgaste em inúmeras partes móveis do ascensor (máquina, motor, travões, roda, cabos, limitador de velocidade, etc.);
- Valorização do edifício por redução do consumo energético (melhor eficiência energética);
- Maior preservação do meio ambiente por redução do consumo energético.